sábado, 27 de julho de 2013

GRUPO DE CICLISTAS PEDALARÁ DE NATAL À LAJES RN


Email enviado por: baobacontato@gmail.com para Irene Martins

1º Pedal Pico Cabugi
A Ong Baobá, publica convite para o “1º Pedal Pico Cabugi”, evento do projeto “Bicicleta: Mobilidade da Paz” da instituição, que acontece dia 09 de agosto de 2013. Com o objetivo de promover o cicloturismo, pela integração entre as cidades do Estado com suas belezas naturais; a Educação Ambiental e a saúde aliada ao esporte.

A concentração/partida. Ocorrerão no IFRN, defronte ao Midway Mall da Av. Salgado Filho, a partir das 14h30, com a saída às 15h.

Município de Lajes
Cidade distante 125 km da capital, localiza-se na Região Central do Estado é o nosso destino final do evento. De acordo com o censo do IBGE, a população do município é de 10.371 habitantes e área territorial de 678 km². O historiador Câmara Cascudo, no seu livro “Nomes da Terra”, diz que a região era conhecida pela abundância de penedos e lajedos e por estar estrategicamente situada nos caminhos do sertão, tornou-se um importante ponto de encontro e descanso de boiadeiros e fazendeiros em viagens à procura de negócios.

Palestra, nascente do rio Ceará-Mirim e plantio de árvores

No sábado, dia 10, pela manhã, visitaremos a nascente do rio Ceará-Mirim, nos arredores de Santa Rosa, no município de Lajes. Este rio é a quinta maior bacia do estado com 2.635 km², o que equivale a 4,9% da área do RN. A Ong Baobá, às 10h ministrará a palestra “Bicicleta: Mobilidade da Paz” para a comunidade. O plantio de árvores acontece às 11h, para simbolizar nossa ação no município.

Canindé Soares
Após o almoço, por volta das 13h30 iniciaremos a caminhada para a trilha do Pico do Cabugi, com um grupe de fotógrafos de Natal, capitaneado pelo fotografo Canindé Soares tendo como assessoria os guias da associação da cidade.

Parque Ecológico do Cabugi
É uma Área de Conservação Florestal, do ecossistema caatinga, criado por Lei Estadual em 1988, com 2.120 ha, criado para proteger os recursos ecológicos representados pelo Pico do Cabugi, um dos pontos mais elevados do Estado, com mais de 500 metros de altura. É um dos raros remanescentes da atividade vulcânica do território nacional. Trata-se de formação geológica do período miocênico, datada com 19,7 milhões de anos, o nome é de origem tupi-guarani, que significa “região de muitas pedras”, um ícone natural do RN, com trilhas de médio e alto grau de dificuldade.

Serviço
1º Pedal Pico Cabugi
Data: 09.08.13 (sexta-feira)

Concentração/horário: IFRN defronte ao Midway Mall às 14h30. Saída: 15h

Realização: Ong Baobá

Nenhum comentário:

Postar um comentário