sábado, 3 de maio de 2014

HOJE ACONTECERÁ A TRADICIONAL SUBIDA À SERRA DO FEITICEIRO

Há décadas o pessoal costuma subir a Serra do Feiticeiro no dia 3 de Maio. O evento começou com peregrinos que subiam para fazer promessas, mas hoje ela é visitada por turistas aventureiros, alunos de turismo pedagógico, e simples curiosos que querem conhecer o local onde supostamente encontraram o corpo do menino José de Alexandrino que teria se perdido na serra em 1903, seu corpo sendo achado 3 dias depois já sem vida. Há 653 metros foi construída uma capela onde os devotos acendem velas e deixam objetos de prece. 

Antigamente: era costume o povo seguir em grupos a pé saindo do bairro Boa Esperança à noite e durante toda a madrugada num percurso que dá entre de 10 e 12 km (ida). Ao chegar na serra tinha gente que encarava os 653 metros subindo de joelho. Mas essa tradição está ficando ficando em desuso, talvez devido a facilidade de se possuir ou fretar um transporte atualmente, ou ainda o medo da violência. Ano passado ainda encontrei 3 irmãs que fizeram o percurso de ida e volta à pé, elas saíram do Boa Esperança de madrugada e voltaram da serra às 06:00 horas da manhã.

Também ocorrerá uma cavalgada até o pé da serra chegando por Boa Vista, uma delas sairá do Assentamento Velho Tomás. Além disso o pessoal que gosta de fazer trilhas com motos vem garantindo presença há alguns anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário