quarta-feira, 17 de agosto de 2011

TURISMO NA CAATINGA.

TURISMO NA CAATINGA COMO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL.
Buqueirão- Fazenda Santa Rosa, Serra do Feiticeiro, Lajes RN
          O Turismo Sertanejo é uma forma de lazer fundamentada na  paisagem natural, no patrimônio cultural e no desenvolvimento  social das regiões interioranas do Brasil. Em virtude do seu caráter  natural, social, cultural ecológico e paisagístico, o Turismo Sertanejo  insere-se na perspectiva desenvolvimento/preservação ambiental dos  sertões do País. Tem como principal objetivo promover a  compreensão integrada do meio ambiente em suas múltiplas e  complexas relações, envolvendo os aspectos físicos, biológicos,  sociais, econômicos, tecnológicos, culturais, científicos e éticos. De  maneira bastante sintética, pode-se dizer que o Turismo Sertanejo  insere-se na categoria de turismo exótico, um misto de  agroecoturismo, com ênfase na valorização da identidade cultural  regional e na melhoria das condições de vida da comunidade local . Foi constado que o Sertão Nordestino possui um  potencial turístico de valor inestimável, fundamentado no patrimônio natural, no patrimônio  cultural e arqueológico e nos festejos juninos e religiosos. As informações levantadas e  publicadas em teses, projetos e diversos trabalhos científicos, permitiram criar os lugares  turísticos no interior do País – é a chamada turistificação do lugar.  (fonte: UFPB).

          A vida do sertanejo desperta curiosidades, a sua forma de sobrevivência e sua simplicidade sem grandes alternativas para sobreviver mesmo com tantas dificuldades. O turista se sente atraído a esse meio querendo vivenciar e percorrer os caminhos deste povo rotineiro tão sofrido mas de grande importância para a nossa cultura.

         Portanto, ainda são pouco os investimentos e estudos do turismo na caatinga. Deveria ser criado nos municípios Sertanejos como por exemplo Lajes RN, centros de pesquisa da Caatinga, para que possam ser levantados dados sobre fauna e flora deste importante bioma e capacitando os pequenos agricultores, transformando-os em guias-nativos  e em pesquisadores, pelo motivo dos mesmos serem conhecedores de todas áreas, ou seja, serras, montanhas e pequenos aqüíferos. 

TRILHEIROS DA CAATINGA, LAJES RN, TRILHAS ECOLÓGICAS, PICO DO CABUGI E SERRA DO FEITICEIRO;
MAIORES INFORMAÇÕES: 
84- 9938-0853/91784494- FALAR COM LEANDRO SOUZA
9600-1659- FALAR COM EUDES.
TWITTER: @trilheirosdacaa e leandrostb
orkut: trilheirosdacaatinga@gmail.com
facebook: Trilheiros da Caatinga
        

Nenhum comentário:

Postar um comentário