terça-feira, 24 de abril de 2012

O UMBUZEIRO DA CAATINGA ESTÁ DIMINUINDO SUA REPRODUÇÃO?

Nos sertões do Nordeste praticamente não existem plantas novas de umbuzeiro na caatinga. As adultas, em densidades que variam de 3 a 9 plantas por hectare, são encontradas em quantidades cada vez menores. Na Embrapa Semiárido (Petrolina - PE), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), ações de pesquisa e de desenvolvimento buscam reverter o declínio da população de plantas dessa espécie na vegetação nativa.

Uma delas é o projeto Enriquecimento da caatinga com umbuzeiro gigante, financiado com recursos do Programa de Fortalecimento e Crescimento da Embrapa (PAC Embrapa), e que prevê a implantação de 5 mil mudas de umbuzeiro em propriedades de agricultores familiares de municípios da Bahia (Juazeiro, Curaçá, Uauá e Canudos) e de Pernambuco (Petrolina, Afrânio, Dormentes, Ouricuri e Lagoa Grande). Atualmente, 70% das mudas já foram plantadas.

CLONES - O engenheiro agrônomo Francisco Pinheiro de Araújo, da Embrapa Semiárido, explica que nas áreas de execução do projeto a densidade de pés de umbu chegará a 50 plantas por hectare, de clones enxertados e selecionados para fruto com peso (80-100 g) quatro vezes maior que o padrão coletado nas plantas de ocorrência espontânea na caatinga (18-20 g).

 Umbú nativo
 Fonte: http://www.agrosoft.org.br/agropag/213611.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário