quinta-feira, 3 de maio de 2012

REZENHA DOS TRILHEIROS DA CAATINGA

PROJETO SERRA DO FEITICEIRO... PEDRO II

Este ano a Escola Estadual Pedro II conseguiu realizar o projeto Serra do Feiticeiro... no mesmo dia que a já tradicional subida à Serra. Ontem durante o dia houve um estudo de campo com alunos de Lucimar, à noite ela deu uma palestra sobre desertificação com foco nos moradores da Comunidade Boa Vista, na ocasião ela frisou a importância do forno de xique-xique na preservação do mesmo; lembrou que na forma tradicional o xique-xique é queimado em uma coivara queimando toda a planta, e tornando o solo improdutivo. Ainda houve a apresentação de um boi vindo da cidade de São José de Campestre. No dia seguinte (hoje) teve a trilha de subida à Serra do Feiticeiro com os Trilheiros da Caatinga (Leandro, Eudes, João Augusto e Cícero) e os professores conduzindo os alunos; no trajeto da trilha demos uma pequena aula de campo sobre o aspecto da caatinga, com a vantagem de ver os exemplares em forma natural e não nos livros; na volta da trilha, os alunos fizeram apresentações culturais relacionadas ao tema ambiental. Essa é uma parceria que tem dado certo e que nos desperta o sentimento de somos úteis para a sociedade lajense. Os trilheiros da Caatinga agradece a todos que fazem a escola Pedro II!

 Palestra da Bióloga e professora Lucimar

Boi de São José de Campestre

 Na saída da trilha

 Grupo passando próximo ao açude da comunidade

 Explicação em parede de açude próximo à Serra

Primeira turma na Capela da Divina Santa Cruz

 Galera descendo a Serra

Apresentação do coral da escola

3 DE MAIO - TRADICIONAL SUBIDA À SERRA DO FEITICEIRO

História: Os populares falam que no ano de 1903 um garoto que subiu a Serra acompanhando um rebanho de cabra, perdeu-se e foi achado morto 3 dias depois em uma pedra que chamaram de "Pedra do Anjo". O fato trágico atraiu a devoção dos populares que fizeram uma capela um pouco abaixo desta pedra, onde há décadas as pessoas sobem para realizar ou pagar promessas.

Hoje aconteceu a tradicional subida à Serra do Feiticeiro, que há alguns anos vem acontecendo implementado por passeio motociclístico e cavalgada. A subida do dia 03 de Maio é um evento que acontece independentemente do projeto realizado pela Escola Estadual Pedro II, e já é realizada há várias décadas pelos moradores da zona urbana e rural, como é o caso de Dona Socorro, moradora de Santa Izabel, zona rural de Lajes; contando também com a participação de pessoas de cidades vizinhas, principalmente Caiçara do Rio dos Ventos. Este ano a participação popular foi bem significativa, às duas horas da madrugada já se houviam fogos disparados da capela  por populares.

Sugestão: Alguns trechos da trilha precisa de um serviço de reparo pois estão bem acidentados, o que acaba provocando alguns escorregões. já que uma escadaria com corrimão seria um projeto audacioso e caro, sugiro que seja feito um pedido de licença ambiental junto ao IDEMA para a construção de alguns batentes nos pontos mais críticos (principalmente na última rampa de acesso à capela).


 Motociclistas de Lajes

 Cavalos da Cavalgada

 Base de apoio no começo no pé da serra

Velas acendidas na capela

Dona Socorro (moradora de Santa Izabel)

quarta-feira, 2 de maio de 2012

TRILHEIROS DA CAATINGA NA TCM

Através do nosso amigo Tarcio Araújo, conseguimos uma entrevista na TCM  (Tevê Cabo Mossoró) para divulgarmos o turismo em Lajes. A entrevista foi feita com Eudes e Leandro (Augusto e eu ficamos filmando os bastidores) sobre o início do grupo, qual objetivo, como e onde realiza as trilhas, exibiram várias fotos, colocaram nossos blogs e telefones no ar... A recepção da galera da TV foi show de bola, a simpatia dos apresentadores foi algo marcante, inclusive o apresentador Davyd, falou que fará uma trilha conosco de tão encantado que ficou com o Cabugi. Queremos agradecer a Tárcio Araújo pela força, a Irene Martins pelo empenho pessoal em conseguir um transporte e a Prefeitura Municipal de Lajes que cedeu o transporte. Sábado será postada uma matéria sobre o Museu do Sertão, um acervo maravilhoso sobre o sertão nordestino. Desde já convidamos todos vocês para ver o pôr do sol no Cabugi dia 27/05, poderá ou não ser filmada; Leandro avisa que a aventura desse dia só poderá ser feita por pessoas maior de idade.

 Entrevista no estúdio ao vivo

No camarim aguardando a entrevista

Foto com Tárcio e os apresentadores

Foto com Tarcio

Foto com pessoal da 95 FM

Nenhum comentário:

Postar um comentário