quarta-feira, 9 de maio de 2012

UM BOM EXEMPLO EM SÃO JOSÉ DO CAMPESTRE

Um filhote de tijuaçu (Tupinambis teguixin) foi resgatado no início da tarde deste sábado (21) pela Secretaria de Turismo e Meio Ambiente - Seturma. O animal silvestre estava dentro de uma residência localizada na rua José Bezerra da Silva, após o Conjunto dos Bancários. 

Moradoras assustadas com o animal, acionaram o secretário da Seturma William Moura, que imediatamente chegou ao local. De acordo com alguns moradores, o animal já tinha passado por várias residências assustando mulheres e crianças até chegar a esta residência. 

"Ao chegarmos, deparamos com dezenas de pessoas curiosas e alguns que queriam até mesmo o animal para matá-lo e depois comê-lo. Inicialmente chamamos o proprietário para abrir a residência, onde resgatamos o animal com total segurança para depois devolvê-lo ao seu habitat natual, explicou William Moura. 

Segundo a Seturma, existe alguns cuidados durante o resgate deste tipo de animal, a cauda do teju é maior do que o corpo e funciona como um chicote que dá dolorosas lambadas nos seus inimigos. A sua mordida e suas garras podem machucar durante a pegada, mas como a maioria dos animais silvestres, o tijuaçu não enfrenta o homem e foge quando se sente ameaçado.

O filhote de tijuaçu ou teju como é mais conhecido, foi devolvido na natureza em uma área repleta de árvores às margens do rio jacú distante a 3,5km da sede do município. 


Fonte: seturcampestrern.blogspot.com

Um comentário:

  1. Parabens, caros amigo da caatinga, a saudade dessas terras me faz lembrar de um tempo distante, mais atual. A natureza apesar das condições continua viva, vivi muito tempo por essas terra e jamais esquecerei. jaf. um membro social .

    ResponderExcluir