quinta-feira, 21 de junho de 2012

LEVANTAMENTO SOBRE A CARNAUBEIRA


Fonte: portaldacarnauba.org.br
1  Manejo adequado da carnaubeira 

1.1  Como plantar a carnaubeira

A carnaúba, por sua resistência a diferentes condições de solo e clima, é uma árvore de fácil plantio, recomendando-se os seguintes passos:

Coleta das sementes: deve ser feita entre os meses de outubro e março, quando os frutos adquirem coloração preta arroxeada.
Tratamento das sementes: a polpa que cobre as sementes deve ser retirada mergulhando dentro da água e secando na sombra. 
Eliminar as sementes atacadas por insetos. 
Armazenar: em depósitos (sacos plásticos, garrafas pets, tambores plásticos) e em locais secos e frescos. 
Sementes pré-germinadas: antes de plantar colocar as sementes (frutos sem as cascas), dentro d’água, em temperatura ambiente, por um período de 10 dias, procedendo-se a troca diária da água, até a germinação.
Plantio: aconselha-se o plantio direto no solo em covas com 20 cm de profundidade, no espaçamento de 3m x 3m, 3,5m x 3,5m ou 4m x 3m. O plantio além de realizado em áreas nativas, também pode ser feito em consórcio com culturas tradicionais como milho e feijão. Aconselha-se o uso da própria bagana como 
cobertura morta para proteger o solo e reter umidade.

1.2  Como manejar a carnaubeira

A quase totalidade dos carnaubais é nativa, e devem receber o manejo adequado para que as áreas não sejam degradadas a exemplo do que vem acontecendo.
O corte indiscriminado é proibido por lei;
Manter os frutos quando da retirada das palhas;
Não atear fogo no material proveniente de roço e poda.
Controlar a cryptostegia madagascariensis, planta trepadeira conhecida também como Bocade-Leão, Viúva, Margarida, Mensageira, Unha do Diabo ou Unha de Moça. Atualmente essa é a praga que mais ameaça os carnaubais.
A carnaúba gosta de sol, ela desenvolve-se devagar na sombra. As ervas daninhas devem ser controladas com roço. Árvores mortas e plantas que podem causar sombreamento excessivo às 
carnaúbas jovens devem ser podadas.

Os talos e folhas velhas e secas devem ser cortadas e espalhadas no solo juntamente com o material de roço e podas.Em caso de adensamento excessivo de carnaúbas jovens e ou adultas pode-se fazer um desbaste para evitar competição por luz e nutrientes, deixando uma planta por no máximo 12m². 

Nenhum comentário:

Postar um comentário