segunda-feira, 8 de abril de 2013

TRILHEIROS DA CAATINGA - EXPEDIÇÃO PONTE DO 8


Domingo, 07 de abril, Leandro J. Augusto marques e Cícero embarcaram em mais uma trilha de reconhecimento na Estrada de Ferro Sampaio Correia, no sentido Lajes/Pedro Avelino. O objetivo era chegar à Ponte do 8, e para isso andamos um bocado, observamos tudo e mais um pouco, rimos muito com nossas histórias e imaginamos como seria maravilhosa uma viagem de trem nessa estrada.

Saímos às hs 05:10 da manhã do São Judas, depois de algumas paradas e fotografias alcançamos à Ponte as hs08:00; iniciamos o retorno às hs08:30 e chegamos na zona urbana às hs 10:30. Ainda sonhamos com uma possível reativação, mas quando olhamos para o estado de boa parte dos trilhos e o mato tomando conta da estrada, logo desanimamos. Por incrível que pareça, o estado de conservação das ponte e dos pilares de sustentação destas e dos pontilhões está perfeito!

Observem algumas fotos abaixo, as demais serão postadas no decorrer da semana.
Cícero Lajes e J. Augusto

Cânion escavado pelo homem  (próximo à Fazenda Triunfo)

Leandro e J. Augusto em uma das pontes do percurso, acho que é próxima à Ameixa
 
Pontilhão 

Leandro Souza observa parede de um Cânion

Nesse pontilhão encontramos um senhor que nos avisou que a Ponte do 8 estava próxima, quando alguém de antigamente lhe disser que uma coisa é bem ali, se prepare para andar, pois ainda andamos uns 4 Kilômetros.
  
Ponte entre a Ponte do 8 e a Ponte da Fazenda Triunfo

sinalizador de quilometragem da linha férrea
-------------------------------------------------------------------
Ponte do 8 nas fotos: 1, 2, 3 e 4
1
2
3
4

Um comentário:

  1. Andei muito por essas terra, meu lazer nos finais de semana, foram onze anos de muita luta para sobreviver as dificuldades nesse sertão.Fui um dos moradores da estação ferroviária, de 1962 a 1973.

    ResponderExcluir