sexta-feira, 18 de julho de 2014

ENCONTRO COM GAVIÃO DE RABO BRANCO - INFORMAÇÕES

Este gavião de rabo branco foi fotografado por mim em uma trilha na Fazenda Araras, à 12 km de Lajes, mas pertencente ao município de Fernando Pedroza. Veja algumas informações.
O gavião-de-rabo-branco é uma ave accipitriforme da família Accipitridae. É conhecido também por curucuturi, gavião-branco, gavião-de-cauda-branca e gavião-fumaça.

Seu nome significa: do (grego) geranos = grua, guindaste; e aetos = águia; e do (latim)albus = branco; e caudatus = cauda. ⇒ Águia com cauda branca. “Aguila coliblanca” de Azara(1802–1805) (Buteo).
Características
Atinge 55 centímetros de comprimento. É um gavião grande podendo ser encontrado dentro de cidades. Constrói o ninho sobre árvores ou rochas com galhos secos. Pesa cerca de 950 a 980 gramas. Ave de rapina de porte compacto, com plumagem negro-acizentada, com exceção do entorno dos olhos, que é branco, e a cauda, que é branca e barrada de preto. Tem o bico negro-acinzentado e o cerume amarelado.

O melanismo se consiste no aumento da produção de melanina, conferindo coloração mais escura ao indivíduo. Indivíduos melânicos se associam normalmente com outros indivíduos da mesma espécie, já que o melanismo não traz doenças associadas como o albinismo.
O caso dos rapinantes
No caso de algumas espécies de rapinantes, os indivíduos melânicos são chamados de indivíduos morfo escuro, fase escura, ou o termo em inglês “dark morph”. Nesse caso, a mutação não surge ao acaso, sendo que ela já está estabelecida. Numa mesma ninhada é possível haver indivíduos melânicos e não-melânicos. Os rapinantes “morfo escuro” apresentam essa coloração pelo resto da vida. O melanismo nesse caso dificulta a identificação das aves em campo, já que essas possuem uma coloração diferente da original e podem ser confundidas com outras espécies.

Alimentação
Alimenta-se de insetos, répteis, mamíferos, anfíbios e até outras aves de menor porte. Também vasculha estradas em busca de animais atropelados. É menos um predador especializado do que um generalista, que se concentra em presas de pequeno tamanho e de fácil captura. Pratica a caça de espreita lançando-se sobre a presa de um galho, tronco, estaca ou mesmo de postes de iluminação. Plana muito a procura de alimento. Procura queimadas para capturar animais no solo ou em pleno ar espantados pela fumaça.
Reprodução
Constrói o ninho sobre árvores ou rochas com galhos secos.

Hábitos
Afronta o vento em vôo elástico elegante, pairando com as asas imóveis, movendo apenas as primárias e a cauda para manter o vôo. Toma banho de sol arrepiando a plumagem.

Cainismo
É um padrão de comportamento ligado à eclosão assíncrona, em que um filhote mata, subjuga ou descarta o irmão de ninhada, geralmente menor.

Distribuição Geográfica: Presente em todo Brasil.
Ocorrências registradas no WikiAves

Referências
Aves de Rapina do Brasil - disponível em http://www.avesderapinabrasil.com/buteo_albicaudatus.htm
Wikipedia - a enciclopédia livre - disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Gavi%C3%A3o-de-rabo-branco

Nenhum comentário:

Postar um comentário