sábado, 19 de maio de 2012

PROCESSO DE DESERTIFICAÇÃO EM LAJES




                  
FONTE DOS MAPAS:
SZILAGYI, Gustavo. Diagnóstico Ambiental do processo de Desertificação no município de Lajes/RN
                                                      
Por João Augusto:

Pode-se notar através dos mapas, que a evolução no quadro da desertificação no município de Lajes é assustadora, e esse quadro já deve ter evoluído mais ainda, tendo em vista que o último mapa é datado do ano de 2001. Essa questão preocupa muito, pois a desertificação em alguns casos, ou melhor, na maioria dos casos é um processo irreversível.
Para entender melhor o que é o Processo de desertificação. A desertificação é um processo que ocorre a partir das relações prejudiciais do homem para com o meio natural, mudando assim a paisagem do lugar. No município de Lajes diversos fatores são responsáveis pelo aumento da desertificação, entre eles, o fato do desmatamento desenfreado para a produção do carvão vegetal, outro fator, porém em menor intensidade, é o desmatamento para a utilização de áreas de pastagem para a
 pecuária. 
         
O processo de desertificação acarreta em diversos problemas, um dos mais comuns, é o que diz respeito à perda de nutrientes do solo que acaba infértil, além também da aridez do solo, erosões, assoreamentos dos rios, entre outros. A desertificação é um processo irreversível, porém pode ser evitado, com práticas bem simples como o reflorestamento de áreas suscetíveis à desertificação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário